Os operadores quando verificam o seu benefício em virtude da projectada mudança, envolvem-se de tal forma, descobrindo soluções, ferramentas esquecidas, como que implorando para que a melhoria não fique esquecida e seja implementada.
Se questionámos ou temos dúvidas sobre a proposta apresentada, logo as desfazem, apresentando eles próprios argumentos para solucionar a nossa descrença.
É curiosa esta atitude, contrária à habitual resistência.
Esta atitude é usualmente tida em conta na avaliação de desempenho. Procura-se premiar quem foi activo, interessado, disponível e quem colaborou na introdução de melhorias.
Esquecemos muitas vezes o importante, a iniciativa.
É raro, uma ideia de melhoria partir do operador. Raro não significa que nunca contribua. Dificilmente o faz.
Se analisarmos os sistemas de sugestões das empresas, à caixinha das mesmas chega a maior parte das vezes apenas reclamações. Se considerarmos em valores percentuais, 99% das sugestões apresentadas são reclamações.
O 1% por cento, a raridade, pode ser considerado um achado.
Em geral, o operador não sugere melhorias, participa nelas é certo mas, não parte dele a ideia de melhorar. Reclamações, sim senhor. Contra argumentámos, solicitando as suas ideias para contribuir para acabar com os problemas ocorridos e aí é mais difícil. Mesmo dando um tempo para análise. Entretanto, o tempo trouxe outros problemas e os anteriores foram superados de alguma forma, até surgirem de novo.
É pena.
O colaborador duma empresa podia preocupar-se com assuntos mais relevantes. Além do posto, da máquina, da limpeza em período definido, das condições de trabalho, do pagamento dos salários atempadamente, do número de horas descontadas, da possibilidade de fazer horas extraordinárias, podia discutir ou falar com os colegas sobre algo mais importante do que: os erros dos árbitros de futebol durante o fim de semana, os resultados e a classificação dos clubes de divisões inferiores, os problemas conjugais dos colegas, os arranjos, esquemas e namoricos de outros, as roupas da colega, o penteado, os sapatos e outras banalidades, como o físico de quem passa.
No meio disto tudo, reclamam quando algo não está bem. Entretanto trabalham. Bem orientados, são extremamente produtivos.
Agora raramente apresentam uma ideia de melhoria ou possível solução sobre:
a) o meio onde estão inseridos,
b) as máquinas com que trabalham,
c) o método de trabalho,
d) o artigo,
e) a matéria prima, etc.
O que sempre acontece é que existe sempre um ou uma iluminada - o tal que representa o 1%. Por se destacar dos outros tem sempre o destino traçado, a promoção, ou um posto de destaque relativamente aos companheiros.
É a segurança para os que pretendem implementar as mudanças, resolver dificuldades, alguém que está disposto a efectuar, a testar, a pensar, a introduzir melhorias.
O importante é verificar quem são esses agentes de mudança, ou pelo menos, procurar encontrar vários e promover esse espiríto nos restantes colaboradores.
Foi por isso, que acrescentei mais umas linhas ao blog.
Apontamentos esporádicos de um trabalhador por conta de outrem
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